![](https://static.wixstatic.com/media/8b9c81_51b9c8642f64474898b8c535108f04fa~mv2.png/v1/fill/w_980,h_383,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8b9c81_51b9c8642f64474898b8c535108f04fa~mv2.png)
Um dos maiores desafios para as empresas de base tecnológica é a busca por colaboradores qualificados, que preencham, além dos requisitos técnicos (hard skills), aqueles requisitos e elementos comportamentais e pessoais essenciais para o desenvolvimento do negócio (soft skills). Porém, além do convencimento, as empresas têm o desafio de retenção desses talentos.
Uma ferramenta muito interessante para isso é o contrato de VESTING. Esse formato de negociação possibilita ao colaborador adquirir percentuais graduais da companhia com base em diretrizes pré-estabelecidas. Sabe aquela desenvolvedora super qualificada que pode vir a se tornar um elemento chave em determinada pesquisa ou iniciativa do negócio? É para ela que você deve oferecer essa vantagem, buscando reter e ao mesmo tempo proporcionar uma maior entrega por parte daquele talento.
Os percentuais devem ser adquiridos de forma gradual, com um target limite. Normalmente estabelece-se um tempo mínimo inicial para que o colaborador possa exercer a sua opção de aquisição (ex.: a partir de 03 anos na empresa), assim como há um cronograma de metas e resultados factíveis, estabelecido entre as partes (assinado).
O contrato de vesting precisa estabelecer todas as diretrizes necessárias, prevendo todas as situações possíveis, tais como a saída precoce do colaborador, interesse na venda do seu direito de aquisição (direito de preferência), se as cotas serão de fato transferidas ou haverá um direito de percebimento de lucros apenas, o valor dessas cotas, incidência de direitos sobre outros ativos do negócio (participação em outros projetos e ativos intangíveis) etc.
É importante haver uma boa gestão desse tipo de contrato, com a documentação necessária e registrada sobre a atuação do colaborador, medindo-se essa entrega para aquisição dos direitos sobre os percentuais alinhados.
Tem interesse ou quer saber mais sobre esse tipo de contrato para a sua empresa? Nos envie um e-mail para contato@correiaelimafilho.com.br que teremos o prazer em auxiliar.
Correia & Lima Filho Advogados Associados
Comments