![](https://static.wixstatic.com/media/8b9c81_bdd498e40dee446096074cb0ed931126~mv2.png/v1/fill/w_980,h_383,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8b9c81_bdd498e40dee446096074cb0ed931126~mv2.png)
Negócios são organismos vivos, estruturas dinâmicas com um registro próprio, são criadas para serem pessoas independentes das pessoas que as constituem e administram. Empresas não fabricam ou vendem coisas, ou prestam serviços, elas dão para a sociedade aquilo que as pessoas PRECISAM, QUEREM ou DESEJAM.
Um negócio prospera (lucra, obviamente) quando diversos fatores se alinham num determinado espaço de tempo, dentre eles: estratégias comerciais, marketing, fatores externos como economia global e a política, equipes motivadas e entrosadas, custos etc. É possível perceber que alguns fatores estão sobre o seu controle, outros, por outro lado, não estão.
Os fatores que não estão sobre o nosso controle, como é o caso de uma catástrofe da natureza, pandemia ou política, devem ser encarados da forma como ensina o Estoicismo, ou seja, com muita resiliência e focando energia naquilo que está sobre o seu poder. Inclusive, indica-se uma pesquisa sobre essa filosofia milenar, ela pode ser muito útil no mundo empresarial.
Com base na observação, e auxiliando diversos empresários nestes 14 anos de assessoria jurídica especializada, podemos elencar alguns fatores primordiais que devem ser objeto de atenção e energia por parte dos gestores:
Tenha uma consultoria jurídica voltada para empresas: Claro que não poderíamos deixar de falar sobre isso, é o nosso forte. Já parou para perceber a quantidade de burocracias e regras que influenciam o seu negócios? Quantas normas, leis, instruções existem e precisam ser seguidas sob riscos de multas, punições diversas, prejuízos.
Tenha um planejamento tributário: Bilhões de reais são deixados todos os anos para o Governo, equivalente a tributos e impostos pagos de forma indevida. Boa parte dos custos das empresas são tributários. Se você tem dúvidas sobre como a sua empresa vem pagando impostos e se é possível reduzir ou recuperar algo, contrate uma consultoria jurídica especializada para fazer um raio-x do negócio.
Esteja atualizado: As coisas andam cada vez mais depressa, isso por conta da tecnologia e a forma como nos comunicamos. Negócios que tenham frotas de veículos já estão ficando para trás ao não contratarem tecnologias de logística que indicam as melhores rotas, trajetos, controle de uso e desperdícios. Construtoras estão perdendo mercado e dinheiro ao não optarem por modelos e ferramentas que reduzem o desperdícios de materiais, ou não contratam tecnologia e maquinário que geram mais eficiência e velocidades nas obras.
Marketing: Henri Ford é um dos maiores nomes da indústria na história, e levava a publicidade muito à sério. Ford, em citação que lhe é atribuída, disse que "se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda". Nem precisamos discorrer muito sobre isso, afinal, fica claro que marketing não é custo, prejuízo, é investimento.
Comercial: Não adiante ter uma empresa incrível se ela não vende. Marketing não é suficiente, é necessário ter estratégias de venda muito fortes e equipes arrojadas. Parcerias estratégicas também são importante, além do velho e bom networking claro.
Pessoas: Talvez o mais importante, apesar de estar no final. Percebemos, nessa caminhada, que equipes e times sem as qualificações adequadas, sem motivação, sem entrosamento, sem conexão entre os objetivos pessoais e os da empresa, são responsáveis pela queda de negócios de dentro para fora. As pessoas no seu negócio te representam, são uma extensão da empresa, e qualquer problema pode se tornar um problemão no curto, médio e longo prazo.
Fluxo de caixa: Sendo um organismo vivo, o fluxo de caixa é o coração do negócio. Sem um fluxo de caixa saudável e fluído o restante não passa de conversa fiada. Procure entender melhor como é o seu fluxo atual e como seria o ideal, estude metodologias e estratégias, metas que o ajudem a chegar lá e manter essa saúde do coração. Não cubra furos de uma contrato ou obra fechando outro, não retroalimente erros.
Sem dúvidas existem outros detalhes e fatores a serem observados, mas os que listamos acima normalmente não são levados à sério pelos empresários, e acabam gerando uma série de problemas que não podem mais ser consertados no futuro. Não seja um apagador de incêndios, organize a casa e prospere em 2024 ou a partir dele. CLARO, conte conosco para isso!
Correia e Lima Filho - Advocacia para Empresas
![](https://static.wixstatic.com/media/8b9c81_cb45c9e8a3f541529e8b478a84992a0d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_383,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8b9c81_cb45c9e8a3f541529e8b478a84992a0d~mv2.png)
Comentarii